“Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade...
Negro é a raiz da liberdade”
Dona Ivone Lara – Composição: Jorge Portela/
Adilson Barbado/Jair Carvalho
Iniciamos
esta semana um conjunto de discussões envolvendo a Consciência Negra, temática
deste bimestre. A cada semana (serão 3) vocês deverão comentar segundo a/as
provocação/ões proposta/s. Não se esqueçam de ao término de seu comentário dizer
seu nome e seu número para que eu possa ao avalia-lo, lhe dar nota.
Na
quarta semana faremos um debate em sala, fechando esta atividade. Desta maneira, serão 4 momentos de debate,
valendo até 0,5 cada, totalizando 2,0 pontos.
Além
desta atividade, haverá outras possibilidades de estudos e interação com a
temática, fiquem atentos/as!!!
Consciência negra pra quê?! Quando falamos deste tema, a primeira coisa que vem em nossa cabeça são os "negros". Devemos nós conscientizar que o dia da consciência não é comemorado somete no 20 de novembro.
ResponderExcluirEm minha opinião, devo me conscientizar que o dia do "negro" é todo dia! Eu preciso falar, que, em pleno século XXI onde tudo e todas as coisas são comum, onde pessoas confundem negro com traficante. Que maldade no nosso Brasil contra nos negros não evolua, se não, daqui a pouco vão dizer: pessoas negras são proibidas na rua.
Escravidão acabou? Quem garante a resposta??? Se acabou, porque ainda sinto a dor do chicote nas costa. Dói! negro pode ser chamado de tudo menos de covarde. Pra quê o racismo?? Só porque os traços dos rotos são diferentes? Ou porque nossa cor define quem somos? Menos racismo e MAIS RESPEITO! GRAZIELA LOURDERRANY 1C. N 17.
Dayana Rodrigues Batista N° 11
ResponderExcluir1-A música Vida loka parte 2 traz a realidade de uma "minoria" que muitas vezes não é escutada nem vista pelas políticas públicas e essa minoria retratada na música é a periferia, na música também mostra o consumo como forma de se reafirmar perante a sociedade,como se os bens materiais fossem utilizados para que a sociedade não os visse mais como preconceito,também de ser reconhecido.
2- As congadas são manifestações culturais vindas da África mas especificamente do país do Congo,apresenta a mistura de elementos africano e portugueses que são uma forma de representar o passado e,a cultura é a herança de um povo.
3-Essas manifestações culturais são muito importantes não só para o população a que ela se referem mas a sociedade como um todo para que as dificuldades e ideais possam ser reconhecida e dadas o real valor.
Em minha opinião o trecho representa e diz que os negro são felizes e transmitem isso, mesmo com toda repressão recebida antes na história e hoje em dia,mesmo dizendo que hoje os negros são respeitados e tratados igualmente,sendo que só são lembrados quando à uma data comemorativa e tendo cotas em processo seletivo e outras falsas impressões de respeito e de igualdade, já que são iguais porque precisam de cota seletivo ou de um "dia"? Bem, assim digo que a muito o que mudar na sociedade atual. MATHEUS RODRIGUES VIANA 1°H N23
ResponderExcluirNa minha opinião, a música Vida loka part II foi lançada no álbum,Nada como um dia após o outro dia em 2002,essa música além de ser uma música de 15 anos atrás ela retrata muito bem nossos dias atuais porque ela mostra a realidade das pessoas que vivem na periferia.A letra da música mostra muito como que é que eles sonham com um mundo sem racismo, tem uma partida da música que me chama muito a atenção¨Não é questão de luxo Não é questão de cor
ResponderExcluirÉ questão que fartura Alega o sofredor¨ essa parte me chama bastante atenção poque fala que não é questão de dinheiro e nem questão de cor que é a questão da fartura que alega o sofredor, que muitas vezes a pessoa negra não tem os mesmos direitos que a pessoa branca, a pessoa negra não é escutada, não tem seus direitos, e muitas vezes não recebe respeito. MAIS RESPEITO. GEOVANE BARBOSA Nº13 1ºB
A maioria das pessoas lutam pelos negros, mas a maioria os menosprezam até mesmo sem perceber, a sociedade nos impõe tanto isso desde pequenos, que ja virou algo automatico, como por exemplo você ver um negro na rua e achar que ele vai te assaltar. Em pleno século 21, onde nós temos meios de informação, ainda não conseguimos abrir nossas mentes totalmente e aquele pensamento arcaico e muitas das vezes não conseguimos reverter isso. Em pleno seculo 21 as pessoas ainda não conseguem aceitar um cabelo black, não conseguem aceitar que TODOS NÓS SOMOS IGUAIS, uma cor não define caráter e nem identidade.
ResponderExcluirDia da conciencia negra não adianta de nada se a mudança não começar de nós mesmos, vamos lutar SIM pelo fim da escravidão de pessoas tão inocentes, mas também devemos mudar nossos proprios conceitos reais e nossas atitudes, pois não adianta tentar mudar o Brasil sem mudar o seu própio interior.
ANA CECÍLIA- N°4 - 1°A
Sobre o assunto consciência negra a primeira coisa que vem em minha mente é a musica do racionais "negro drama",a musica fala que os negros sofreram antes e ainda sofrem com o racismo,que não foram valorizados pela cor da pele,fala que eles lutam com esperança de ter um futuro digno pela frase "tenta ver e não vê nada a não ser uma estrela longe meio ofuscada" então com isso todas as pessoas podiam refletir sobre suas atitudes com os negros,como ver um negro e ficar com medo de usar um celular perto de um negro com medo de ser roubado, entre outras atitudes,então essas pessoas tinham que refletir,pois os negros são tão
ResponderExcluirmerecedores como todos nós. GUSTAVO TÌBURCIO MAIA DA SILVA 1C N18
Dia da consciência negra um único dia que todos param para refletir a conscientização contra o racismo.
ResponderExcluirMas para que serve esse dia quem acredita que tira o único dia do ano ajuda ao combate do racismo dia que inclusive é feriado nacional.
Entenda o racismo é algo que está dentro do ser humano quem é racista raramente muda de opinião e quando muda não é por causa de idiotices desse tipo não é um cartaz que vai mudar a cabeça de um racista e isso só pode piorar a situação intensificando o ódio contra negros.
Muitos dizem "Poxa você não e negro para sentir na pele o que é racismo" mas bem vamos por parte, para sofrer racismo não precisa necessariamente ser negro , hora vamos parar de nos vitimizar se você que e negro se refere em ser mal atendido em uma loja por ser negro ou ser perseguido por algum segurança (que pode muito bem ser negro também) e se incomoda com isso procure outra loja então. Esse dia apenas serve para aumentar a sede de racismo O que podemos concluir é ; O dia da consciência negra não ajuda em nada serve apenas para piorar o que já é ruim uma muleta estatal para dar ao negro a ilusão de que o Estado está fazendo algo por eles.
MICHELLY BRENDA VIEIRA DO NASCIMENTO 1F N° 26
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEm pleno século XXI,tenho certeza que nenhum de nós deveria estar aqui discutindo sobre racismo,afinal,é algo completamente desumano, ridículo é sem noção esse assunto ainda existir. Quando vamos perceber que a cor do sangue é o mesmo? E somos feitos de carne, ossos como o outro? Eu sinto muito que meus antepassados não descobriram o quanto somos iguais nesta questão,me revolta saber o quanto eles já sofreram e o quanto ainda sofrem. Tem uma pesquisa que particularmente acho que todos deveriam participar,a pesquisa analisa teu sangue e teus ancestrais,e se cada branco que tem preconceito com pessoas da pele negra soubesse que traços do seu sangue são negro,se odiaria? Eu não posso imaginar a dor e nem nada que viveram,mas posso fazer o suficiente para apoia-los e ter orgulho de uma etnia que foi sim uma das criadoras de nosso Brasil. Muitos não vêem o preconceito que eles sofrem, mas é só se perguntar o seguinte: Você da pele "branca" quando vê um negro na rua de noite, geralmente muda de calçada não é? Você geralmente não tem que ter medo dos policiais pois eles podem te confundir com um ladrão não é? Você geralmente não é pobre e nem mora na "favela" não é? Entre muitas outras coisas, na corrida da vida,pessoas de pele branca são privilegiadas ao ponto de estar mais perto da linha de chegada. DÉBORA SOUSA VILLAR 1I NÚMERO 07
ResponderExcluirA música "um sorriso negro" fala do negro como se ele tivesse fazes e momentos, ou seja uma pessoa comum.. que tem sentimentos,certezas e incertezas, erros e acertos assim como qualquer outra pessoa com pele de tom mais claro, e isso tem tudo aver com a consciência negra, pois é um acontecimento que ocorre todos os anos para lembrar que as pessoas não devereiam se diferenciar pela cor ou por qualquer tipo de preconceito, até porque por dentro somos todos iguais, e ainda hoje existe muito preconceito com a diferença de cor, pra ser mais exata o racismo, onde pessoas julgam as outras por se acharem superiores o bastante só porque tem o tom de pele mais claro, é claro que esse preconceito não é como antigamente, antes era bem pior, porém hoje em dia ainda tem e muito. A música vida loka parte2 fala sobre a realidade de muitas pessoas que sofrem preconceitos por conta de sua cor mais escura, fala o que a sociedade pensa quando vê um negro, e de todos os preconceitos sofridos como, "é negro é pobre e ladrão", " tem um negro vindo guarda deu celular", entre outros tipos piores.
ResponderExcluirEliza cristina 1°F n°41.
a consciência negra é um assunto muito importante,pois isso se trata de um ser humano,ou seja, igual a todos nós,mas você pode estar se perguntando "consciência negra,o que tem eu com isso?",a consciência negra se trata de respeito com as pessoas de pele escura,não se levar pela as que as outras pessoas pensam,pois elas não estarão certas com comentários racistas,como rebaixar uma pessoa de pele escura só por causa da cor,muitos negros não conseguem empregos só por causa dos chefes racista que devem pensar "não quero ter um negro trabalhando na mesma área de trabalho que a minha,posso ser roubado"esses tipos de pensamentos que á em pessoas que se acha melhor e mais importante só pela cor da pele, isso é algo muito triste, pois essas pessoas podiam se perguntar "e se fosse comigo,sera que isso seria certo?",então eu acho que as pessoas podiam refletir mas com esse assunto,se botando no lugar de pessoas de pele escura.
ResponderExcluirGUSTAVO TIBURCIO MAIA DA SILVA 1C N:18
Consciência negra só lembra do dia 20 ? Porque os negros em geral são tão "dispersos" da sociedade? A música em geral tem um contesto bastante negro e mostra meio que um incentivo para levantarmos a cabeça nós negros e mostrarmos que somos capazes de se igualar como outros ... MARCUS VINÍCIUS DO N. SILVA 1°I N°=27 ...
ResponderExcluirQuando pensam em negro só pensam em coisa ruim, "tudo que é ruim e de negro" esse pensamento de séculos a trás e tão racista e esse pensamento ainda continua como em pleno século XXI ainda ter esse pensamento,a nossa sociedade nesse sentindo ainda não evolui por que esse pensamento e tão antigo na época da escravidão,e negro não é só coisa ruim, negro e coisa boa como na música da dona Ivone sorriso negro, negro e nossa raça devemos nos orgulha da raça negra por ser tão forte e aguentar todo esse racismo antigo. Najela kawanne de m. Dutra 1°I N°:29
ResponderExcluirnegros? sera que esse é o termo correto para falar que é a cor da pele de uma pessoa?negro significa "sem alma" dai já vem um preconceito,mas esse é um de muitos que essa sociedade injusta de hoje tem a oferecer,claro que não sou todas as pessoas que pensam dessa forma,essas pessoas são as que se pergunta "e se fosse comigo,será que eu gostaria"pra você que esta ai agora pense nisso,pense também como seria a sociedade sem racismo,bem melhor não acha!,faça sua parte,mude,e ajudem outras a mudar.
ResponderExcluirEDUARDO VICTOR SILVA 1C N:13
eu acho importante discutimos esse assunto porque o dia da consciência negra nos faz relembrar se realmente devemos falar sobre os negros,negros não é certo,o certo é preto pois negro significa sem alma,como você chama uma pessoa de sem alma,isso é agressivo,extremamente ofensivo,mas voltando ao assunto anterior.Esse dia nos faz pensar sobre os´´pretos``,se é realmente importante pensar neles só nesse dia,porque temos que pensar em todos as etnias,gêneros sexuais todo santo dia pois com essas pessoas tem um certo preconceito só porque eles são diferentes.Mas eu acho que ficar pensando em ´´pretos`` demais sinto um certo tipo de dó,sabe?Ficar ``ai o negro merece isso merece aquilo`` não estou achando ruim,só estou dizendo que se for pra ter igualdade tem que ter igualdade a todos,todos mesmo.Mesma escola pra todos,mesma faculdade pra todos,mesmo hospital pra todos,mesmo trabalho pra todos.Isso sim é igualdade.Mas se você parar pra pensar como eu,eu só acho o``negro´´ simplesmente origem de tudo pois de acordo com os cientistas o primeiro humano surgiu na áfrica,e pelo que eu sei lá maioria é ``preta´´,só depois das colonizações que teve uma pequena parte branca.E aqui mesmo no Brasil na época da colonização vieram muitos negros escravos,e se não fossem eles cultivando os terrenos dos ricos brancos quem faria por eles?NINGUÉM,por isso que eu acho que eles merecem todo o respeito,pois tem muita chance de você não ter nascido se não fosse por eles cultivando lotes dos ricos,tinha também as esposas dos ricos que as vezes traia seu marido com negros então grande parte da reprodução sexual na época foi dos negros também.MAIS RESPEITO AOS NEGROS.
ResponderExcluirMATHEUS RIBEIRO 1°B
Obrigado gente, por contribuir... está sendo bonito ver o movimento feito pela escola.
ResponderExcluirParabéns!!